servicos psicologia

Descubra todos os nossos serviços de Psicologia

A Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. Podemos imaginá-la como sendo o tronco de uma árvore, que depois se desdobra em imensos ramos, sendo estes as áreas em que a Psicologia intervém. A ação do psicólogo abrange a prevenção de problemáticas associadas a eventos stressantes, a promoção da qualidade de vida em todas as suas áreas e a intervenção em casos psicopatológicos, tudo isto com o objectivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos clientes. Na Com Carinho, garantimos a total confidencialidade em todas as sessões, para assim desenvolver uma relação de confiança sólida com os nossos clientes que aumentem o nível de eficácia dos nossos serviços. A Psicologia é para todos, pois queremos atingir a velha máxima: “mente sã em corpo são”.

Psicoterapia Individual

Acompanhamento individual que inclui a avaliação das necessidades da pessoa, o desenvolvimento do respetivo plano terapêutico e intervenção individualizada e especializada.

Avaliação Psicológica (todas as idades)

Entrevista psicológica e aplicação de provas psicológicas com propósito de clarificar problemáticas e quadros sintomáticos/psicopatológicos.

Intervenção em quadros depressivos e/ou ansiosos

Compreensão dos sintomas e necessidades da pessoa, elaboração de objetivos e plano terapêutico, intervenção ao nível das cognições, regulação emocional e comportamentos.

Desenvolvimento Vocacional

Processo de auto-conhecimento com foco no potencial para o futuro, nomeadamente a nível profissional.

Grupos de apoio/psicoterapêuticos

Como por exemplo, cuidadores informais, treino de competências, sensibilização nas escolas, através de programas de psicoeducação, partilha de experiências e desenvolvimento de competências.

Dúvidas Frequentes

Quais sãos os vossos horários?

Funcionamos de Segunda a Sexta-Feira, entre as 08h30 e as 19h, e ao Sábados, entre as
08h30 e as 13h. Encerramos aos Domingos e Feriados.

Quando devo consultar um psicólogo?

A maioria das pessoas recorre a apoio psicoterapêutico quando se encontra em situações de fragilidade emocional, apesar desta ser uma ideia muito redutora da abrangência do trabalho do psicólogo. A ação do psicólogo abrange a prevenção de problemáticas associadas a eventos stressantes, a promoção da qualidade de vida em todas as suas áreas e a intervenção em casos psicopatológicos.
Deste modo, qualquer pessoa pode consultar um psicólogo para:
– Se conhecer melhor (pontos fortes e limitações) e enfrentar construtivamente os desafios da
vida diária;
– Tratar sintomatologia psicopatológica (depressão, ansiedade, dependências, ptsd, etc);
– Aprender a gerir as suas emoções;
– Adquirir competências interpessoais;
– Desenvolver hábitos saudáveis e mantê-los ao longo do tempo;
– Melhorar a sua performance académica, desportiva e/ou profissional.
– Melhorar a sua qualidade de vida.

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é um processo de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal, com base no conhecimento científico da Psicologia, que visa gerar mudança e melhorar a sensação de bem-estar psicológico da pessoa. É mediada por um profissional qualificado, de forma
informada e responsável.

Quem faz psicoterapia?

Todos podemos fazer psicoterapia. Não é preciso estar a passar por uma “fase má” nem ter um problema debilitante e grave para fazer psicoterapia. A psicoterapia é uma ferramenta para todos os que queiram conhecer-se melhor, promover o seu bem-estar e desenvolvimento pessoal e lidar com as situações do dia-a-dia de modo mais informado e construtivo. Faz psicoterapia quem aposta no seu bem-estar e pretende manter ou melhorar a sua qualidade de vida.

Porque devo ir ao psicólogo se tenho amigos e família que me apoiam?

A psicoterapia é mais do que falar com amigos e família sobre os seus problemas e desafios. O psicólogo é um profissional qualificado, com conhecimento científico dos princípios e técnicas da Psicologia, capaz de o/a compreender genuinamente e atuando sempre em seu benefício.

O psicólogo guarda segredo do que lhe conto em sessão?

O psicólogo atua segundo um conjunto de valores éticos, presentes no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Um desses valores é a Confidencialidade que dita que “os/as psicólogos/as têm a obrigação de assegurar a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente, obtida direta ou indiretamente, incluindo a existência da própria relação, e de conhecer as situações especificas em que a confidencialidade apresenta algumas limitações éticas ou legais” (Ordem dos psicólogos portugueses – código deontológico, 2016).

O que esperar do processo psicoterapêutico?

Na maioria dos casos, o processo psicoterapêutico inicia-se com uma avaliação que consiste em conhecer o cliente, a sua situação de vida e os motivos do pedido de ajuda. Após esta fase, são estabelecidos, em conjunto, os objetivos terapêuticos e começa o processo de intervenção. Quando a fase de intervenção chega ao fim, pode ser sugerido um processo de follow-up.

Quanto tempo dura uma sessão terapêutica e quantas sessões devo fazer para me sentir melhor?

As sessões terapêuticas têm duração variável, podendo ir de 45 minutos a 1 hora. O número total de sessões terapêuticas depende dos motivos da procura dos serviços do psicólogo, da frequência das sessões, entre outros fatores.

Onde fazem deslocações?

Vamos ao domicílio de todas as pessoas que se enquadrem nos concelhos e respetivas freguesias de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

Marque aqui a sua Avaliação Gratuita

Li e tomei conhecimento da Política de Privacidade e do direito de informação.
saúde do adulto-pessoa portadora de deficiência

Saúde do Adulto / Pessoa Portadora de Deficiência

Não queremos que a falta de tratamentos de excelência seja um entrave para a qualidade de vida.
Por isso, dispomos de serviços que acompanham o utente na sua vida adulta e que o apoiam no caso de ser portador de deficiência (motora, neurológica ou cognitiva). Os nossos profissionais estão sempre prontos para ajudar e distribuir carinho!